O prefeito Mário Hildebrandt (Podemos), anunciou na manhã desta sexta-feira (29), que a decisão sobre a realização ou não da Oktoberfest só sairá no final de agosto. Com isso, caso a decisão seja por realizar a festa, a Oktoberfest será transferida para novembro, entre os dias 11 e 29.
O prefeito preferiu cautela para a tomada de decisão, diante da pandemia do coronavírus. Ele alegou pontos extremamente positivos da festa como o impacto no emprego e renda, com cerca de seis mil postos de trabalhos diretos e mais de 60 setores da economia beneficiados. Acrescentou que a festa é autossustentável e que além disso, beneficia clubes de caça e tiro e modalidades esportivas da cidade e ajuda financeiramente na realização de outros eventos.
Mário Hildebrandt também falou sobre estudos internacionais que apontam o controle e fim da pandemia entre final e junho e o mês de julho. Se isso realmente acontecer, a Prefeitura teria um cenário mais confiável para tomar uma decisão em agosto. Segundo o prefeito, os patrocinadores garantem que a festa pode ser cancelada dois meses antes, sem nenhum tipo de prejuízo.
O prefeito de Blumenau afirmou ainda que no cenário de hoje a festa seria cancelada. A Oktoberfest estava programada para 7 a 25 de outubro.