Uma parceria entre o TER/SC e a OAB/SC garante o desenvolvimento de ações de fiscalização do processo eleitoral. O principal ato acordado foi a realização da auditoria de funcionamento das urnas eletrônicas, no dia das eleições, na sede da OAB/SC em Florianópolis.
A auditoria de funcionamento das urnas eletrônicas, ou votação paralela, é um procedimento realizado por todos os tribunais regionais eleitorais para comprovar a segurança do processo eleitoral eletrônico no país. Todas as etapas da auditoria serão realizadas na OAB/SC, incluindo o sorteio das urnas que serão auditadas, no sábado anterior às eleições.
Além disso, também foram acordados o acompanhamento de trabalhos de totalização das eleições na Sede do TRE; a fiscalização da regularidade dos trabalhos desenvolvidos nos locais de votação, podendo a OAB/SC atuar como observadora do processo eleitoral; e o incentivo, por parte da OAB/SC, à efetiva participação dos advogados catarinenses na fiscalização de todo o processo eleitoral.