Nova estrutura do CAPS II está em fase final da reforma

As obras da nova estrutura do Centro de Atenção Psicossocial Adulto (Caps) II, estrutura da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), já estão 95% concluídas e a unidade deve ser entregue à comunidade no mês de agosto. Localizada no bairro Escola Agrícola, o novo Caps vai ocupar o espaço do antigo Ambulatório Geral Marilene Aguiar. Até a mudança, o serviço segue funcionando na Rua Jean R. Bonnemasou, 720, no bairro Jardim Blumenau.

O novo Centro, que possui aproximadamente 400 metros quadrados, teve a estrutura física adaptada e adequada para oferecer um atendimento de qualidade aos pacientes em sofrimento psíquico. O investimento na reestruturação do imóvel, que é da Prefeitura, é de cerca de R$ 545 mil, sendo R$ 206 mil recurso financeiro proveniente do município e o restante do Ministério da Saúde (MS).

A reforma contou com redimensionamento do espaço às necessidades do serviço, além de novas tubulações, parte elétrica e lógica, e vai oferecer aos pacientes farmácia, copa, salas de atendimento e espaço de convivência, entre outros. Mobiliário novo também está sendo adquirido para a unidade pela Prefeitura.

Serviços de Saúde Mental
O Caps II conta com equipe multiprofissional e oferece atendimento de enfermagem, psicólogo, assistente social, técnico em enfermagem, médico, terapeuta ocupacional, além do administrativo. As ações de reabilitação psicossocial são realizadas em grupos ou individualmente, ou ainda por meio de visitas domiciliares e confraternizações.

Atualmente cerca de 900 pessoas são usuárias do serviço de saúde mental da unidade, que objetiva a diminuição, neutralização e desconstrução dos processos crônicos de adoecimento. Desde o início das atividades, em 2002, cerca de 20 mil pacientes já foram atendidos no Caps II.

O município possui ainda outras três estruturas de atendimento em saúde mental, que são o Caps Infanto-Juvenil, Caps AD (para dependências em álcool e drogas), além do Serviço de Avaliação em Saúde Mental (SAS).

Assessora de Comunicação: Marília Prado

Compartilhe

PinIt
“O espaço para a participação dos ouvintes internautas no site da Rádio Nereu Ramos, tem como missão principal promover o debate dos assuntos de interesse da sociedade e que são abordados pelo jornalismo da emissora.
Comentários que contenham palavrões, ataques e ameaças pessoais ou que incentivem a violência, discriminação ou ódio contra uma pessoa ou grupo de pessoas devido à religião, raça, origem ou ideologia política, serão sumariamente excluídos.
Também não serão permitidas postagens com conteúdo comercial. Ofertas de produtos são proibidas, assim como publicar endereço de sites que façam vendas online e banner publicitários.
A responsabilidade civil e penal sobre o conteúdo publicado é do autor do conteúdo enviado para o site da emissora.”