A avaliação do ano de 2014 exige uma análise mais criteriosa , visto que, ao final de 2013, já se previa um ano mais difícil.
A primeira constatação obvia, é o crescimento dos eventos gastronômicos e de lazer, como o festival da cerveja e o festival de botecos, duas iniciativas privadas em parceria com a Vila Germânica e que parecem, tem vida longa face a aceitação do publico que tem visitado estes eventos. E mais, acredito que não está longe destes eventos chegarem perto a nível de participação, de nossa festa maior, a Oktoberfest.
A Oktobertfest é que está em fase de reformulação total. Com o esquema da limitação de publico , a abertura ao meio dia e as recentes decisões sobre inclusão e exclusão de bandas tradicionais, acredito que 2015 deva ser o teste que definir à se estas ações são as necessárias para melhorar a qualidade de publico e faturamento do evento. Particularmente, acredito que sim.
Quanto a feiras, ainda se sente a ressaca de não termos mais em Blumenau a Texfair, que de uma maneiro ou outra reduziu a ocupação hoteleira da época . A principio, eventos com a Homeart e feira de noivas tem se mantido anuais, embora a Homeart ( decoração) tenha reduzido de 10 para 5 dias neste ano.
A Fenahabit e a Feira Mulher Brasil também se mantém anuais , mas estão sofrendo mudanças em sua estrutura para adequar-se como eventos mais sofisticados e de resultados. Inovatório neste 2014 foi o projeto da INFOFAIR , feira de informática e informação, que tenta resgatar o titulo de Blumenau como pólo de tecnologia. A feira começou pequena e agora aguarda parcerias para ver se emplaca mais uma edição.
A FEBRATEX, embora bi anual, continua como grande evento de todos os tempos aqui na região. Cabe as autoridades e pessoas ligadas ao turismo, dar maior atenção a este evento para que não saia de nossa região.
A morte anunciada do Frohsin com o incêndio que pos fim a uma marca da cidade , deve ser o estopim para que se achem caminhos através da iniciativa privada e prefeitura para que possamos de uma forma ou de outra reabrir o espaço de maior beleza de nossa cidade. Acredito que turisticamente e uma obrigação do município apoiar a revitalização e reabertura do local.
Bons ventos de Timbó, via Tapioka , trazem a esperança de revitalização da choperia (ex Expresso) na entrada da cidade. Foi uma grande noticia neste ano e o pessoal da Tapioka, que adquiriu o local, tem feito um trabalho muito bom em Timbó . Quem sabe, eles provarão que aquele local é um dos melhores pontos turísticos de nossa cidade , não seguindo o caminho de seus antecessores que tentaram , tentaram , mas não conseguiram manter o negócio.
Desejo de dez em cada dez pessoas ligadas ao turismo, surge a luz do fim do túnel com relação ao Centro de convenções de Blumenau. Projetos desta natureza já foram apresentados há mais de dez anos atrás (ex. CIEFE), através da ACIB e privados e nunca emplacaram.
Parece que desta vez a coisa sai, e o aproveitamento turístico de Blumenau crescerá muito, pois, se temos falhas, elas com certeza passam pelos inúmeros congressos que perdemos por falta de um espaço melhor na cidade. A secretaria de turismo esta empenhada fortemente neste projeto.
Para terminar, é fácil concluir que a Copa do Mundo, a Eleição , os escândalos de corrupção, tanto nacionais como locais e o rombo da Petrobras (orgulho do Brasil), de uma certa forma agiram para que este ano fosse mais meticuloso para todo o empresariado , e para o turismo também . Agora é torcer para que 2015 venha mais limpo disto tudo, com mais paz e mais investimentos.
Aproveito a oportunidade para desejar a todos um abençoado Natal e um 2015 repleto de realizações positivas.
Ao Pessoal da nossa sempre Radio Nereu Ramos, um super abraço e os mais fortes desejos de felicidades nos festejos de final de ano.
Até a próxima