A Vigilância Epidemiológica confirmou na tarde desta terça-feira (19), a morte de uma mulher, suspeita de ter sido causada pelo vírus H1N1. O resultado do exame, realizado pelo laboratório Central de Saúde Pública, ainda não está disponível. A vítima tinha 32 anos, era moradora do Bairro Velha Grande e havia sido internada com suspeita do vírus nesta segunda-feira. Ela fazia parte dos grupos prioritários que devem receber a vacina na campanha nacional.
Se confirmada, esta será a quinta morte causada pela gripe A em Blumenau. As duas primeiras mortes foram registradas entre os dias 26 e 27 de março: uma mulher de 48 anos e um homem de 43, que estavam cerca de três semanas em UTIs de hospitais da cidade. Já a terceira vítima era uma mulher de 60 anos que estava internada na UTI de um hospital de Brusque e faleceu no dia 1º de abril. A quarta morte registrada foi a de um homem de 73 anos, no dia 8 de abril.
Atualmente o município contabiliza 31 casos positivos de H1N1, incluídos os quatro óbitos, e 29 suspeitos que aguardam resultados de exames, inclusive o desta vítima.