Montagem do radar meteorológico, em Lontras, pode ser concluída nesta semana

A radome, estrutura em forma de bola que vai proteger o radar meteorológico, está sendo montada em Lontras, no Alto Vale do Itajaí. Foto: Divulgação/Defesa Civil.

O processo de montagem do radar meteorológico está na reta final. O equipamento está sendo instalado em Lontras, no Alto Vale do Itajaí.

O radome, uma estrutura em forma de bola que vai proteger o radar, será colocado no alto da torre já construída, a 27 metros de altura, o equivalente a um prédio de nove andares. A proteção é feita de fibra e vidro, pesa cerca de três toneladas e pode suportar ventos de até 250 quilômetros por hora.

De acordo com a Secretaria da Defesa Civil, a montagem do radome será finalizada ainda esta semana, se o tempo permanecer estável. Foram investidos R$ 10 milhões de reais na estrutura importada dos Estados Unidos. O equipamento é considerado um dos mais modernos da atualidade.

O radar será usado somente para a previsão do tempo, gerando informações com até duas horas de antecedência. Além disso, vai ajudar nas decisões dos órgãos responsáveis nas ações de prevenção.

Fonte: Rádio Secom

Compartilhe

PinIt
“O espaço para a participação dos ouvintes internautas no site da Rádio Nereu Ramos, tem como missão principal promover o debate dos assuntos de interesse da sociedade e que são abordados pelo jornalismo da emissora.
Comentários que contenham palavrões, ataques e ameaças pessoais ou que incentivem a violência, discriminação ou ódio contra uma pessoa ou grupo de pessoas devido à religião, raça, origem ou ideologia política, serão sumariamente excluídos.
Também não serão permitidas postagens com conteúdo comercial. Ofertas de produtos são proibidas, assim como publicar endereço de sites que façam vendas online e banner publicitários.
A responsabilidade civil e penal sobre o conteúdo publicado é do autor do conteúdo enviado para o site da emissora.”