A pandemia do coronavírus atingiu em cheio as modalidades esportivas em Blumenau. A cidade que sempre se destaca no esporte estadual e nacional em diversas competições agora aguarda o retorno dos eventos esportivos, ainda sem data definida. Treinamento até existe, mas somente de forma individual. Outra dificuldade que o esporte blumenauense vem enfrentando com a pandemia é na questão financeira, como a dificuldade no pagamento do bolsa atleta.
Segundo o secretário de esportes, César Paulista, a Fesporte, órgão estadual que define as competições em SC, trabalha com a possibilidade do retorno dos eventos somente no segundo semestre do ano. Para possibilitar o cumprimento do calendário esportivo em SC em 2020, a Fesporte estuda algumas alternativas, como fazer adaptações para reduzir a duração de eventos, como o JASC e fases classificatórias microrregionais.
A fórmula consiste em diminuir o número de classificados para a etapa estadual e mudando o sistema de grupos para o de mata-mata. Assim, modalidades que aconteceriam em cinco ou seis dias, passam a se concluir em três.