Mapeamento de suscetibilidade a deslizamentos e inundações é realizado nos bairros de Gaspar

Três profissionais do Instituto de Pesquisas Tecnológicas, de São Paulo, realizaram de domingo, 17, a terça-feira, 19, um mapeamento de suscetibilidade a movimentos de massa e inundações nos bairros de Gaspar por meio do geoprocessamento, onde os dados são processados e registrados digitalmente. O trabalho, que teve o acompanhamento da Coordenadora de Defesa Civil, Mari Inez Testoni Theiss, foi executado pelos Geógrafos Pedro de Paiva Youssef e Rodrigo Augusto Stabile e pela Geóloga Nádia Franqueiro Corrêa.
O mapeamento vai ajudar a identificar as áreas suscetíveis a eventos naturais, como deslizamentos e inundações, e também é pré-requisito para a busca de recursos para obras de contenção junto ao Governo Federal. A realização de mapeamentos como estes em municípios mais atingidos por desastres naturais estão previstos na Lei nº 12.608, de 10 de abril de 2012.
Os resultados obtidos com o mapeamento serão inseridos no Plano Diretor do município. A Defesa Civil de Gaspar não teve nenhum custo para receber o trabalho.

Fonte: Prefeitura de Gaspar

Compartilhe

PinIt
“O espaço para a participação dos ouvintes internautas no site da Rádio Nereu Ramos, tem como missão principal promover o debate dos assuntos de interesse da sociedade e que são abordados pelo jornalismo da emissora.
Comentários que contenham palavrões, ataques e ameaças pessoais ou que incentivem a violência, discriminação ou ódio contra uma pessoa ou grupo de pessoas devido à religião, raça, origem ou ideologia política, serão sumariamente excluídos.
Também não serão permitidas postagens com conteúdo comercial. Ofertas de produtos são proibidas, assim como publicar endereço de sites que façam vendas online e banner publicitários.
A responsabilidade civil e penal sobre o conteúdo publicado é do autor do conteúdo enviado para o site da emissora.”