Mais de 30 empresários do Vale do Itajaí caíram em um golpe que prometia redução no pagamento de impostos federais. O primeiro caso chegou ao conhecimento da Receita Federal de Blumenau em março de 2014 e desde então os crimes só tem aumentado.
Segundo o Delegado da Receita Federal Jaime Böger os estelionatários se apresentam como consultores tributários de escritórios sediados no Rio de Janeiro e São Paulo. Eles vendem aos empresários contratos de liquidação e compensação de impostos.
Porém, esses documentos são todos de fachada e não tem validade alguma. De acordo com o delegado, os golpistas pedem aos empresários procurações eletrônicas, senhas de acesso e com isso acessam as contabilidades fiscais e o sistema da Receita Federal, onde editam e zeram os números. Por isso, ao consultar o sistema, os empresários têm a falsa impressão de que foram isentados.
Ainda segundo o Delegado, em apenas um golpe o prejuízo da empresa será de R$ 20 milhões com o dinheiro entregue aos golpistas mais o imposto que ele terá que pagar com multa e juros. Em Blumenau a Receita Federal já conseguiu cobrar R$ 10 milhões em impostos sonegados.
O presidente Sindicato dos Contabilistas de Blumenau e Região, Nélson Mohr, informou que o Sescon, juntamente com a Receita Federal, já lançaram um alerta para que os associados estejam informados sobre o golpe e ação dos criminosos.