Um levantamento realizado pela Praça do Cidadão aponta que ao longo do último ano 3.410 novas empresas foram abertas em Blumenau. O crescimento é de 16,66% comparado ao mesmo período de 2012, quando 2.923 novos empreendimentos se estabeleceram na cidade.
Na avaliação do governo, o resultado positivo se deve à agilidade no atendimento e rapidez na tramitação dos processos. Isso porque até março de 2013, uma consulta de viabilidade para a abertura de empresa no município levava de 15 a 20 dias úteis. Agora, o tempo de espera é de, no máximo, 48h.
Segundo o relatório da Praça do Cidadão, o setor que teve o maior número de estabelecimentos abertos em 2013 foi o de serviço, com 1.928 novas empresas. Em contrapartida, o que registrou o maior aumento percentual foi o da sociedade profissional, que abrange consultórios, advogados, contadores, entre outros. O crescimento é de 105,5% considerando que no ano passado foram abertos 37 novos estabelecimento contra os 18 registrados em 2012. A indústria também segue em alta com um aumento de 33,45% em relação ao ano retrasado, sendo que em 2013 atingiu a marca de 375 novas empresas.