Livre-se de Pessoas com Cara Amarrada

O autoconhecimento ajuda as pessoas a afastar sentimentos negativos como estresse ,mau humor e irritabilidade.As pessoas andam irritadiças, de cara amarrada e sem paciência. O estresse é o vilão. Culpam a falta de tempo e os problemas do dia a dia. Mas há aquelas que encaram os mesmos dilemas e são bem-humoradas. Não se deixam abater pelas dificuldades que todos encaram.

Será que tem um segredo, uma receita para levar a vida de forma mais leve?

Problemas todos têm. Dias ruins também. No entanto, muitas internalizam uma amargura que se apresenta na testa franzida, no bico, na falta de educação. Às vezes, pedir licença e dar bom-dia se tornam atitudes raras e até um sacrifício. Por outro lado, há quem se propõe contagiar pela alegria. Trabalhe o  mental e o espiritualmente para ter a felicidade como companhia. Não é viver num mundo cor-de-rosa, numa bolha. Pelo contrário. É se condicionar a buscar um temperamento que não maltrate seu fígado, mas que faça ter mais serotonina correndo nas veias.

O humor é determinado pela personalidade de quem ri, pela disposição e bem estar psicológico de cada um. Na história, a partir do século 6 a.C., os filósofos gregos começaram a buscar explicações naturais para a vida, o universo e tantas outras. Na visão grega, o corpo era composto de quatro humores —sangue, fleuma, bílis amarela e bílis negra e os distúrbios eram decorrentes do desequilíbrio entre eles, que regulariam a saúde física e emocional humana. Há também a ideia de que o humor ajuda na compreensão de culturas, religiões e costumes das sociedades de maneira ampla, sendo vital da condição humana. O homem é o único animal que ri.

O mau humor é um traço da nossa cultura e todo comportamento social reflete um discurso, e, no caso, é o da queixa. “Adoramos reclamar, nos fazer de vítimas, produzir um mau humor, já que com isso vendemos um fracasso que não existe, o que pode gerar algum ganho – afinal, a ordem é ‘levar vantagem em tudo’.”

Esse comportamento é típico de pessoas neuróticas, que não tiveram oportunidade ou não quiseram questionar e analisar o sintoma.Cada sujeito traz registros psíquicos que revelam o humor, as posturas, definindo-o “se é uma pessoa de bom astral ou não”. Destacamos ainda que “se uma criança cresce entre adultos mal-humorados, intolerantes, impulsivos ou mães deprimidas, ela pode ser contaminada. Contudo, se crescemos entre pessoas positivas e alegres, que sabem lidar com as adversidades e frustrações, as chances de nos tornarmos pessoas ‘de bem com a vida’ são grandes”.

o mau humor pode surgir em função de um cotidiano estressado, trânsito carregado, trabalho excessivo, violência, declínio da vida afetiva, filhos, etc. “Porém, há pessoas que,mesmo diante das chaturas da vida, conseguem manter um sorriso, ser gentis, tolerantes.” Ela reforça o que sempre diz: “Viver bem é para profissionais, não para amadores. E os profissionais do bem viver são aqueles que conquistaram equilíbrio interno, que estabelecem uma relação harmônica com a vida, lutaram para adquirir estrutura e elegância na alma”. Com segurança, enfatizo que há sempre uma forma de driblar a cultura, convocar forças e sabedoria ao enfrentar as dificuldades do mundo. “A vida de prazer é muito boa, mas é o sofrimento que nos molda”. Por mais repetitivo que seja para alguns, até clichê, na real “significa que o bonito é aprender com os fracassos e manter a alegria, o gosto pela vida. Não são os objetos que enfeitam o mundo, mas as pessoas coloridas, radiantes e iluminadas por dentro”. Um conselho? É de graça e de quem tem know-how para falar: “Bom humor é conquista. Vale a pena persegui-lo e lutar por ele”

Seja Feliz……

Nadia Helena Uller

Assessoria Empresarial Uller

Compartilhe

PinIt
“O espaço para a participação dos ouvintes internautas no site da Rádio Nereu Ramos, tem como missão principal promover o debate dos assuntos de interesse da sociedade e que são abordados pelo jornalismo da emissora.
Comentários que contenham palavrões, ataques e ameaças pessoais ou que incentivem a violência, discriminação ou ódio contra uma pessoa ou grupo de pessoas devido à religião, raça, origem ou ideologia política, serão sumariamente excluídos.
Também não serão permitidas postagens com conteúdo comercial. Ofertas de produtos são proibidas, assim como publicar endereço de sites que façam vendas online e banner publicitários.
A responsabilidade civil e penal sobre o conteúdo publicado é do autor do conteúdo enviado para o site da emissora.”