Lideranças empresariais cobram do Fórum Parlamentar Catarinense obras prioritárias para a região

Foto: ACIB Divulgação

Entidades empresariais que compõem a regional Vale do Itajaí da Facisc estiveram reunidas no CEB (Centro Empresarial de Blumenau) nesta segunda-feira (21) com representantes do Fórum Parlamentar Catarinense. Participaram também deputados estaduais, prefeitos, vereadores, secretários de Estado e outras entidades empresariais da região. O objetivo foi tratar da iniciativa chamada “Voz Única do Vale”, que estabelece prioridades da região, unindo forças para cobrar as obras prioritárias. Do Fórum Parlamentar estiveram presentes o coordenador, deputado federal João Paulo Kleinübing, os senadores Dalírio Beber e Paulo Bauer, o deputado federal Rogério Peninha Mendonça e o representante do deputado Décio Lima, Pedro Celso Zuchi. Fazem parte da regional do Vale do Itajaí as associações empresariais de Ascurra, Balneário Camboriú, Blumenau, Brusque, Gaspar, Ilhota, Indaial, Itajaí, Navegantes, Penha, Pomerode e Timbó.

O grupo apresentou como prioridades: duplicação da BR 470; revitalização da rodovia Jorge Lacerda; bacia de evolução na foz do Rio Itajaí Açú, que atende os portos de Itajaí e Navegantes, investimentos no aeroporto de Navegantes; sistema de prevenção de enchentes (monitoramento e barragens); mudança no Pacto Federativo; e anel de contorno de Gaspar. Foram cobrados prazos e “padrinhos” responsáveis para cada obra.

Um dos temas mais discutidos foi a BR-470. O diretor do Departamento de Parcerias da Secretaria de Fomento e Parcerias do Ministério dos Transportes, Fábio Luiz Lima de Freitas, presente no encontro, ressaltou que a concessão seria a melhor alternativa. O cenário desenhado por ele seria de 25 anos para a conclusão da obra, caso não haja investimentos públicos. O secretário de Estado de Planejamento, Murilo Flores, afirmou que este seria o cenário mais pessimista possível e em 90 dias deve ter novidades sobre o processo de concessão.

Fonte: Assessoria ACIB

Compartilhe

PinIt
“O espaço para a participação dos ouvintes internautas no site da Rádio Nereu Ramos, tem como missão principal promover o debate dos assuntos de interesse da sociedade e que são abordados pelo jornalismo da emissora.
Comentários que contenham palavrões, ataques e ameaças pessoais ou que incentivem a violência, discriminação ou ódio contra uma pessoa ou grupo de pessoas devido à religião, raça, origem ou ideologia política, serão sumariamente excluídos.
Também não serão permitidas postagens com conteúdo comercial. Ofertas de produtos são proibidas, assim como publicar endereço de sites que façam vendas online e banner publicitários.
A responsabilidade civil e penal sobre o conteúdo publicado é do autor do conteúdo enviado para o site da emissora.”