Inflação sobe acima do previsto em Blumenau no mês de junho

O Índice Geral de Preços em Blumenau ficou em 0,9% em junho, superando a previsão dos economistas de alta de até 0,8%. O aumento da inflação foi impulsionado pela alta no preço de serviços da saúde, que ficou 4,6% mais caro, e dos produtos de panifico, que subiram 4,1%.

No acumulado dos últimos 12 meses o índice da inflação na cidade está em 10,7%. A pesquisa do IGP em Blumenau é feita pelo Departamento de Economia da Furb. Para julho a previsão é de que a variação geral de preços volte a apresentar alta no de 0,3% a 0,8%.

Já o preço da cesta básica subiu 5,8% em junho na comparação maio, valendo atualmente R$ 387,19. O acumulado dos últimos 12 meses é de alta 21,2%. A batata inglesa foi item que teve a maior variação no mês, com o preço subindo 24,1%. Depois aparecem tomate, com alta de  18,4% e leite que subiu 14,3%.

Compartilhe

PinIt
“O espaço para a participação dos ouvintes internautas no site da Rádio Nereu Ramos, tem como missão principal promover o debate dos assuntos de interesse da sociedade e que são abordados pelo jornalismo da emissora.
Comentários que contenham palavrões, ataques e ameaças pessoais ou que incentivem a violência, discriminação ou ódio contra uma pessoa ou grupo de pessoas devido à religião, raça, origem ou ideologia política, serão sumariamente excluídos.
Também não serão permitidas postagens com conteúdo comercial. Ofertas de produtos são proibidas, assim como publicar endereço de sites que façam vendas online e banner publicitários.
A responsabilidade civil e penal sobre o conteúdo publicado é do autor do conteúdo enviado para o site da emissora.”