Por falta de recursos a direção do Hospital Misericórdia da Vila Itoupava decidiu pedir ajuda a comunidade. De acordo com o Diretor Administrativo Atilano Laffin, a instituição passa por dificuldades financeiras devido ao baixo valor repassado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Ainda segundo o diretor, o problema é enfrentado por diversos hospitais filantrópicas do país que reivindicam há anos o reajuste na tabela de pagamentos por procedimento realizado.
Atualmente a administração do hospital trabalha com três possíveis fontes para continuar funcionando. A liberação por parte da Receita Federal de mercadorias apreendidas, que quando acontecer devem ser vendidas em um bazar pela instituição; uma emenda de custeio que está parada em Brasília para pagamentos e aquisição de um raio X; e também estas doações.
A doação de qualquer valor poderá ser feita através do preenchimento de um formulário autorizando o débito na conta de luz. O formulário estará disponível em diversos pontos da cidade. Mais informações estão disponíveis no site do Hospital Misericórdia.