Após quase um mês de entraves para a renovação do convênio de trânsito entre municipio e estado, nesta quarta-feira (27) as negociações chegaram ao fim. O governo municipal resolveu aceitar a proposta do estado na divisão dos valores recebidos por multas de trânsito. A partir de agora a Guarda Municipal de Trânsito pode novamente fiscalizar e emitir multas que são de responsabilidade do estado, e a Polícia Militar também realizar as abordagens que são de competência do município.
Na maioria dos casos, 70% dos valores recebidos por multas irão ficar em Blumenau, e os 30% restantes irão para o governo estadual. Porém, os gastos para estes serviços serão apenas responsabilidade do município. O convênio passado havia se encerrado no dia 30 de junho, e ficou até o dia 27 de julho sem renovação, o que fez alguns dos serviços de trânsito ficarem desfalcados, já que nem GMT nem PM podiam atender todas as ocorrências.
De acordo com o Presidente do Seterb, Carlos Lange, a acatação da proposta do estado, mesmo que em circunstâncias piores do que o contrato passado, foi realizada por conta dos problemas que a população blumenauense estava passando. Ainda segundo ele, o governo do estado não demonstrava que teria condições de alterar a oferta, e que o imbróglio poderia demorar mais se uma decisão não fosse tomada.