O ex-deputado e ex-secretário de Turismo, Cultura e Esporte, Gilmar Knaesel, do PSDB, e mais quatro pessoas foram presas suspeitas de criarem eventos fantasmas para desvio de dinheiro público. Knaesel está detido na carceragem da DEIC em Florianópolis, desde esta segunda-feira. Até agora foram apurados o desvio de R$ 551 mil em eventos inexistentes. Um ex-assessor de Knasel, que também estaria envolvido no esquema, está foragido.
Uma investigação realizada pela Divisão de Crimes Contra o Patrimônio Público da DEIC apurou desvio de valores da Secretaria Estadual de Esporte e Turismo de Santa Catarina. A fraude consistia no repasse de subvenções para Organizações Não Governamentais que não realizavam os eventos esportivos.
Os investigados foram indiciados pelos crimes de associação criminosa, estelionato, uso de documento falso, falsidade ideológica, peculato, corrupção passiva e corrupção ativa. Após os trabalhos de Polícia Judiciária, os indiciados serão encaminhados ao Sistema Prisional.