Fiesc propõe pacto pelo desenvolvimento da educação em encontro realizado em Blumenau

Evento reuniu líderes de entidades ligadas ao tema para debater ações conjuntas de melhoria da educação. Foto: Ivonei Fazzioni

Tornar a educação prioridade na agenda catarinense por meio de um regime de colaboração é o pacto proposto às lideranças ligadas ao tema que participaram de encontro promovido pela Fiesc, Federação das Indústrias de Santa Catarina, em Blumenau na noite desta segunda-feira, 17, no Teatro Carlos Gomes. O desafio é alavancar a qualidade da educação no Estado por meio de ações conjuntas entre os governos estadual e municipal, além da FIESC e outras organizações.

Para o presidente da Federação, Glauco José Côrte, o investimento em educação tende a aumentar, especialmente por conta da conscientização da sociedade sobre a relevância deste fator. O desafio também é comum ao ensino público, segundo o secretário estadual de Educação, Eduardo Deschamps, que destacou a importância da preocupação do tema pelas lideranças de todos os setores.

O prefeito municipal Napoleão Bernardes, que aceitou de imediato o pacto proposto para o desenvolvimento da educação, afirmou que o protagonismo da indústria em relação ao tema instiga outros atores a participar ativamente do processo de melhoria dos indicadores educacionais. O diretor da Coteminas e conselheiro da FIESC Eliezer Matos apresentou um conjunto de ações desenvolvidas pela indústria que dirige, como exemplos da contribuição que as empresas podem oferecer para apoiar a melhoria da qualidade da educação no País. O conselheiro dos movimentos Todos pela Educação e A Indústria pela Educação, Mozart Ramos, conduziu os debates e destacou que ações na área devem ser mais velozes.

Durante o encontro, a FIESC oficializou a entrega de uma unidade móvel de educação digital para atender trabalhadores do Vale do Itajaí. A estrutura conta com instalações necessárias para levar o conhecimento aos trabalhadores como 17 computadores, além de material didático impresso e atenderá, prioritariamente, micro e pequenas empresas da região.

Compartilhe

PinIt
“O espaço para a participação dos ouvintes internautas no site da Rádio Nereu Ramos, tem como missão principal promover o debate dos assuntos de interesse da sociedade e que são abordados pelo jornalismo da emissora.
Comentários que contenham palavrões, ataques e ameaças pessoais ou que incentivem a violência, discriminação ou ódio contra uma pessoa ou grupo de pessoas devido à religião, raça, origem ou ideologia política, serão sumariamente excluídos.
Também não serão permitidas postagens com conteúdo comercial. Ofertas de produtos são proibidas, assim como publicar endereço de sites que façam vendas online e banner publicitários.
A responsabilidade civil e penal sobre o conteúdo publicado é do autor do conteúdo enviado para o site da emissora.”