A Valec, que é a empresa responsável pelo estudo de viabilidade da Ferrovia Leste-Oeste de Santa Catarina, informou nesta quarta-feira, 4, que a conclusão do estudo deve ocorrer ainda no primeiro semestre deste ano.
A informação foi dada pelo presidente da estatal, Rafael Castello Branco, durante reunião com o presidente da Federação das Indústrias (FIESC), Mario Cezar de Aguiar, com o coordenador do Fórum Parlamentar, Rogério Peninha Mendonça, e com os deputados Darci de Matos, Hélio Costa, Pedro Uczai, além do senador Jorginho Mello e representante do senador Esperidião Amin. O encontro foi realizado na sede da empresa, em Brasília.
Castello Branco disse que todo o estudo deve ser concluído e depois vai para a execução do projeto básico de engenharia. O presidente da empresa se comprometeu, no prazo de 60 dias, de receber o Fórum Parlamentar Catarinense para dar uma posição sobre o assunto.
O valor contratado para elaboração do estudo de viabilidade e do projeto Básico de Engenharia é de aproximadamente R$ 48 milhões, dos quais foram dispendidos até o momento, R$ 3,5 milhões. No que diz respeito à construção da ferrovia, o custo previsto só será obtido após a conclusão do Projeto Básico de Engenharia. O Ferrovia Leste-Oeste ligará a Ferrovia Norte Sul no município de Chapecó a futura Ferrovia Litorânea.