Estado toma posse de terreno onde será construída penitenciária em Blumenau

Unidade prisional será construída na Rua Silvano Cândido da Silva. Foto: Aline Soares/SDR Blumenau.

O juiz da Vara da Fazenda Pública da Comarca de Blumenau, João Baptista Vieira Sell, autorizou a desapropriação de uma área de 33 hectares onde o Estado pretende construir a Penitenciária de Blumenau. O terreno fica na Rua Silvano Cândido da Silva no Bairro Ponta Aguda, a 5 km do centro da cidade.

O custo da desapropriação do imóvel é de R$ 9,4. segundo avaliação da Caixa Econômica Federal. Na semana passada, o Estado depositou o valor em juízo, uma exigência legal para viabilizar a posse da área.

Não foi divulgada uma previsão par ao início da obra, já que ainda existem trâmites burocráticos a serem vencidos. O complexo terá capacidade para 1,2 mil presos. Na primeira etapa, será construída a penitenciária com 600 vagas no regime fechado. Na segunda, o presídio para 350 presos.

Já na terceira fase, será edificada uma ala com 240 vagas para os apenados do regime semiaberto,  quando o detento trabalha fora durante o dia e volta à noite para a prisão. O atual presídio de Blumenau, com 472 vagas, fica na região urbana da cidade e deverá ser demolido.

Fonte: Secom.

Compartilhe

PinIt
“O espaço para a participação dos ouvintes internautas no site da Rádio Nereu Ramos, tem como missão principal promover o debate dos assuntos de interesse da sociedade e que são abordados pelo jornalismo da emissora.
Comentários que contenham palavrões, ataques e ameaças pessoais ou que incentivem a violência, discriminação ou ódio contra uma pessoa ou grupo de pessoas devido à religião, raça, origem ou ideologia política, serão sumariamente excluídos.
Também não serão permitidas postagens com conteúdo comercial. Ofertas de produtos são proibidas, assim como publicar endereço de sites que façam vendas online e banner publicitários.
A responsabilidade civil e penal sobre o conteúdo publicado é do autor do conteúdo enviado para o site da emissora.”