Estado promete aumentar repasse ao Hospital Santo Antônio

Apesar da crise na saúde pública de Santa Catarina, hoje com um rombo nas contas superior a R$ 500 milhões, o Governo do Estado anunciou que vai aumentar o valor do convênio com o Hospital Santo Antônio. A promessa foi feita nesta sexta-feira (22), durante o Programa Preto no Branco da Rádio Nereu Ramos, pelo Secretário de Estado da Saúde, Vicente Caropreso. O secretário não soube informar o percentual de reajuste.  Hoje R$ 741 mil são repassados mensalmente.

Durante o programa, Caropreso também prometeu empenho para efetuar pagamentos em atrasos para os hospitais da região e para a Prefeitura de Blumenau. Depois de ouvir apelos do diretor do Hospital Santa Isabel, Juliano Peters, e do Presidente do Sindicato de Empregados em Estabelecimentos de Saúde, Ingo Ehlert, o secretário se comprometeu a agilizar liberação de recursos para que os funcionários das instituições hospitalares da saúde não fiquem sem o 13º salário no fim do ano.

Vicente Caropreso também defendeu mudanças no financiamento do sistema de saúde. Hoje a responsabilidade é de todas as esferas de governo: federal, estadual e municipal. Ele disse que é preciso mais justiça na distribuição dos recursos e que o percentual que a União repassa para estados e municípios seja estabelecido por lei, algo que hoje não existe. A lei obriga percentual mínimo de investimento para estados e prefeituras, mas libera a União desta obrigação. Para o secretário de estado esse cenário precisa mudar. Ele também declarou que é contra a volta da CPMF e defendeu redução de despesas da máquina pública, como as super aposentadorias pagas pela Previdência, para sobrar mais dinheiro para a Saúde.

Caropreso não soube dizer ao certo quando deixará o comando da Secretaria de Saúde- se no final do ano ou apenas no prazo limite estabelecido pela justiça eleitoral, caso ele concorra novamente a uma cadeira na Assembleia Legislativa em 2018. O tucano também elogiou Alckmin e falou que o governador de SP é um bom nome para candidato a presidência da república, porém, segundo ele, é preciso ter muita cautela e ouvir a opinião pública na hora de escolher que será o nome do PSDB para a disputa presidencial. Sobre as eleições para o governo de SC, Caropreso defendeu que o partido tenha candidatura própria e citou o nome do prefeito Napoleão Bernardes para concorrer ao Senado em 2018.

Compartilhe

PinIt
“O espaço para a participação dos ouvintes internautas no site da Rádio Nereu Ramos, tem como missão principal promover o debate dos assuntos de interesse da sociedade e que são abordados pelo jornalismo da emissora.
Comentários que contenham palavrões, ataques e ameaças pessoais ou que incentivem a violência, discriminação ou ódio contra uma pessoa ou grupo de pessoas devido à religião, raça, origem ou ideologia política, serão sumariamente excluídos.
Também não serão permitidas postagens com conteúdo comercial. Ofertas de produtos são proibidas, assim como publicar endereço de sites que façam vendas online e banner publicitários.
A responsabilidade civil e penal sobre o conteúdo publicado é do autor do conteúdo enviado para o site da emissora.”