O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Santa Catarina julga nesta quarta-feira, 6, em segunda instância o processo dos vereadores de Blumenau, no âmbito da Operação ‘Tapete Negro’. Fábio Fiedler, Almir Vieira, Robinson Soares, e Braz Roncáglio foram condenados em primeira instância. O ex-vereador Célio Dias foi excluído do processo.
O Ministério Público do Estado pede a condenação dos investigados por abuso de poder político, econômico, e corrupção eleitoral na eleição de 2012. Entre as supostas irregularidades cometidas pelos investigados, está a interferência junto a setores da prefeitura para incluir ruas na relação de vias a serem pavimentadas pelo município, com objetivo de tirar proveito eleitoral. Eles foram indiciados em dezembro de 2012, logo após a operação ‘Tapete Negro’, que recolheu documentos e cumpriu 37 mandados de busca e apreensão em órgãos da Prefeitura Municipal.
Os diplomas de vereador dos acusados chegaram a ser cassados, mas quando a ação chegou no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, a justiça ordenou que o processo voltasse à estaca zero, ao aceitar um dos recursos da defesa, que alegou que não foi dada a oportunidade de ampla defesa.