Entram em vigor as mudanças da reforma administrativa em Blumenau

Desde domingo (1), passaram a valer as mudanças da segunda etapa da reforma administrativa apresentada em maio. Além das mudanças na nomenclatura de algumas secretarias, as fundações e autarquias também terão modificações e serão transformadas em secretarias.

Segundo o governo, as medidas visam reduzir a máquina pública e obter ganho de eficiência com agilidade nos processos, sejam eles, contábeis, patrimoniais, orçamentários, financeiros ou de pessoal.

Com isso, a Fundação do Meio Ambiente (Faema) passa a ser a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas). Além de ser incorporada à administração direta, a pasta absorve o Centro de Prevenções e Recuperação de Animais Domésticos (Cepread), antes pertencente a Secretaria de Promoção da Saúde (Semus). As denúncias de maus tratos a animais passam a ser feitas pela opção 1 do número 156, da Ouvidoria geral e não mais pela Ouvidoria da Semus.

A Diretoria de Desenvolvimento Rural deixa de ser da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Empreendedorismo (Sedec) e também passa a integrar a Semmas.

O Serviço Autônomo Municipal de Trânsito e Transportes (Seterb) também passa à administração direta e se torna a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes e absorve a Gerência de Sinalização, responsável pela Sinalização Viária e Central Semafórica.

As fundações Cultural, de Desportos e Pró-Família também passam a ser secretarias e recebem os nomes de Secretaria Municipal da Cultura e Relações Institucionais (SMC), Secretaria Municipal de Esportes (SME) e Secretaria Municipal da Família.

Confira a relação completa dos novos nomes das secretarias:

– Secretaria Municipal da Fazenda – Sefaz;

– Secretaria Municipal de Gestão Governamental – Segg;

– Secretaria Municipal de Comunicação Social – Secom;

– Secretaria Municipal de Defesa Civil – Sedeci;

– Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais – SMC;

– Secretaria Municipal do Esporte – SME;

– Secretaria Municipal de Planejamento Urbano – Seplan;

– Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade – Semmas;

– Secretaria Municipal de Obras – Semob;

– Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes – Seterb;

– Secretaria Municipal da Família – Pró-Família;

– Controladoria-Geral do Município – CGM;

– Procuradoria-Geral do Município – PGM;

Fonte: Assessoria PMB

Compartilhar
“O espaço para a participação dos ouvintes internautas no site da Rádio Nereu Ramos, tem como missão principal promover o debate dos assuntos de interesse da sociedade e que são abordados pelo jornalismo da emissora.
Comentários que contenham palavrões, ataques e ameaças pessoais ou que incentivem a violência, discriminação ou ódio contra uma pessoa ou grupo de pessoas devido à religião, raça, origem ou ideologia política, serão sumariamente excluídos.
Também não serão permitidas postagens com conteúdo comercial. Ofertas de produtos são proibidas, assim como publicar endereço de sites que façam vendas online e banner publicitários.
A responsabilidade civil e penal sobre o conteúdo publicado é do autor do conteúdo enviado para o site da emissora.”