O voto é obrigatório para os alfabetizados maiores de 18 e menores de 70 anos. Para votar, o eleitor deve levar ao local de votação um documento de identificação com foto, no caso de extravio ou perda do título de eleitor. Se você tem dúvidas sobre o local de votação pode consultar o site do TRE antes de sair de casa.
Ao se dirigir para a urna, o eleitor deve ficar atento à ordem de votação dos candidatos. Para todo o Brasil, a seqüência de candidatos é a mesma: primeiro vota-se para deputado estadual; depois para deputado federal; em seguida escolhe-se o senador; o candidato a governador e, por último, o presidente.
Por estarem a trabalho no dia das eleições, os juízes eleitorais, seus auxiliares e servidores da Justiça Eleitoral possuem preferência na hora do voto. A garantia também se estende aos promotores eleitorais, policiais militares em serviço e, ainda, aos eleitores maiores de 60 anos, os enfermos, os eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida e as mulheres grávidas e lactantes.
O eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida tem o direito de levar uma pessoa de sua confiança para auxiliá-lo na votação.
É proibido entrar na cabine de votação com telefone celular, máquina fotográfica e câmera de vídeo.
A votação vai de 8h às 17h.