Defesa Civil de Blumenau alerta para risco de deslizamentos na Região Norte da cidade

Foto: Ilustrativa/Cristiano Silva/RNR.

Isso porque durante esta terça-feira (29), uma chuva de 98 milímetros caiu naquela região em apenas 3 horas, ocasionando alagamentos em cerca de 50 ruas e também três deslizamentos. Segundo o Secretário da Defesa do Cidadão, Marcelo Schrubbe, a situação naquela região já voltou a normalidade em relação aos alagamentos, porém, o risco de novas quedas de barreiras ainda é muito grande.

“Nosso alerta está em risco alto em relação a deslizamentos. As pessoas precisam ficar atentas, principalmente em barrancos, morrso e inclinação de postes e árvores. Qualquer percepção de inclinação, chuva correndo com muito barro e estalos de madeira, nossa orientação é que saia de sua casa, procure um lugar seguro e contate o 199 para ser feito a vistoria”, afirma Schrubbe.

Os deslizamentos, segundo o secretário, foram todos em ruas, e por isso não houve registros de pessoas que precisaram sair de casa por conta desse motivo. Além do tamanho dessa tempestade, que segundo Schrubbe, superou qualquer outra já registrada na cidade, pelo volume de água que caiu em tão pouco tempo, outra coisa que chama a atenção é como ela caiu apenas naquela região.

O morador da Região Central de Blumenau ficou por muito tempo sem entender o que havia acontecido, porque no mesmo período de três horas, apenas 2,8 milímetros de chuva foram registrados nesta região. O motivo dos alagamentos, segundo a Defesa Civil, foi o desbordamento do Ribeirão da Itoupava, que não agüentou tanta água em tão pouco tempo.

Compartilhe

PinIt
“O espaço para a participação dos ouvintes internautas no site da Rádio Nereu Ramos, tem como missão principal promover o debate dos assuntos de interesse da sociedade e que são abordados pelo jornalismo da emissora.
Comentários que contenham palavrões, ataques e ameaças pessoais ou que incentivem a violência, discriminação ou ódio contra uma pessoa ou grupo de pessoas devido à religião, raça, origem ou ideologia política, serão sumariamente excluídos.
Também não serão permitidas postagens com conteúdo comercial. Ofertas de produtos são proibidas, assim como publicar endereço de sites que façam vendas online e banner publicitários.
A responsabilidade civil e penal sobre o conteúdo publicado é do autor do conteúdo enviado para o site da emissora.”