Corpo de Bombeiros de Blumenau apresenta seu novo comandante na segunda-feira

O 3º Batalhão de Bombeiros Militar terá um novo comandante a partir desta segunda-feira (26). O Tenente-Coronel Luciano Mombelli da Luz assume a frente da região de Blumenau em substituição ao Tenente-Coronel José Gamba Júnior, que segue para a reserva da corporação. A formatura de passagem de comando é aberta ao público civil e será realizada às 9h, no quartel do Centro.

Responsável pelo atendimento de emergências e pela prevenção de sinistros em 14 municípios do Médio Vale do Itajaí, o 3º Batalhão compreende 14 quarteis com um efetivo de 169 bombeiros militares. Em 2017, foram atendidas 18.820 ocorrências, com destaque para 7.836 acidentes de trânsito, e efetuadas 42.853 ações de segurança contra incêndio, entre análises de projetos e vistorias de edificações.

Durante o seu comando, que durou aproximadamente quatro anos e dez meses, o Tenente-Coronel Gamba deu ênfase à potencialização do atendimento emergencial. Foram construídos seis novos quarteis nos municípios de Blumenau (Itoupava Norte), Gaspar, Indaial, Timbó, Rio dos Cedros e Benedito Novo. Destaca-se também a ativação do serviço aeromédico especializado, com a vinda do helicóptero Arcanjo-03, e a compra de novas viaturas operacionais, embarcações e equipamentos de busca, resgate e salvamento. A centralização da central de operações no município de Blumenau e a ênfase nos treinamentos da tropa foram fatores determinantes para a melhoria geral no atendimento da população da região.

Já o Tenente-Coronel Mombelli retorna ao 3º Batalhão, onde foi subcomandante entre os anos de 2014 e 2017. Sua última função foi de chefe da 4ª Seção do Estado-Maior Geral, que responde pelo planejamento logístico do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. O militar possui atuação de destaque na Força Nacional, onde participou da segurança dos Jogos Panamericanos, em 2007, e dos Jogos Olímpicos, em 2016. Além disso, é coordenador das instruções de nivelamento do órgão, onde atua na área de ensino desde 2013.

Fonte: Corpo de Bombeiros de Blumenau

Compartilhe

PinIt
“O espaço para a participação dos ouvintes internautas no site da Rádio Nereu Ramos, tem como missão principal promover o debate dos assuntos de interesse da sociedade e que são abordados pelo jornalismo da emissora.
Comentários que contenham palavrões, ataques e ameaças pessoais ou que incentivem a violência, discriminação ou ódio contra uma pessoa ou grupo de pessoas devido à religião, raça, origem ou ideologia política, serão sumariamente excluídos.
Também não serão permitidas postagens com conteúdo comercial. Ofertas de produtos são proibidas, assim como publicar endereço de sites que façam vendas online e banner publicitários.
A responsabilidade civil e penal sobre o conteúdo publicado é do autor do conteúdo enviado para o site da emissora.”