O comércio varejista de Blumenau acumula uma inadimplência de 52 milhões de reais nos últimos cinco anos. O valor corresponde a 45 mil consumidores que deixaram de pagar suas contas conforme dados da CDL. Na média é como se cada um dos inadimplentes devesse R$ 1.155,00. Segundo o Presidente da CDL Paulo César Lopes, apesar da dívida se manter estável nos últimos anos, ela tem contribuído para que comércios fechem as portas.
Conforme dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo o percentual de famílias brasileiras com dívidas entre cheque pré-datado, cartão de crédito, cheque especial, carnê de loja, empréstimo pessoal, prestação de carro e seguro alcançou 62,3% em abril deste ano. Já o índice de famílias com contas em atraso é de 21,0%. Segundo o presidente da CDL estes índices aumentaram devido a oferta de crédito em anos anteriores.
O SPC fica anexo a Casa do Comércio na esquina da Alameda Rio Branco com Rua 7 de Setembro. O horário de atendimento é das 8 da manhã até as 6 horas da tarde sem fechar para o almoço.