Comércio catarinense tem um dos piores natais dos últimos 10 anos

A conjuntura econômica, com alta da inflação e do dólar, fez o comércio varejista catarinense viver, em 2013, um dos piores natais dos últimos 10 anos. O volume de vendas em relação ao ano passado caiu 2,1%, contrariando as projeções de crescimento de 2% da Federação das CDLs de Santa Catarina (FCDL SC).

Na opinião do empresário Sergio Medeiros, presidente da FCDL, o poder de compra foi corroído pela inflação, o que determinou o resultado ruim. “O consumidor está assustado”, avaliou.

Segundo Medeiros, o monitoramento da FCDL mostrou que as vendas de eletrodomésticos foram uma das mais atingidas. “As pessoas talvez estejam esperando pelas tradicionais liquidações pós-Natal, o que explicaria esta queda”, disse o empresário.

Os números do Sistema de Proteção ao Crédito (SPC) mostraram que a fama brasileira de deixar as compras para a última hora se justifica. Na última segunda e terça-feira, as consultas ao SPC no estado superaram em 43% o mesmo período do ano passado. “É um aumento recorde, mas, ainda assim, insuficiente para reverter os números negativos que vínhamos observando diariamente”, afirmou Sergio Medeiros.

Compartilhar
“O espaço para a participação dos ouvintes internautas no site da Rádio Nereu Ramos, tem como missão principal promover o debate dos assuntos de interesse da sociedade e que são abordados pelo jornalismo da emissora.
Comentários que contenham palavrões, ataques e ameaças pessoais ou que incentivem a violência, discriminação ou ódio contra uma pessoa ou grupo de pessoas devido à religião, raça, origem ou ideologia política, serão sumariamente excluídos.
Também não serão permitidas postagens com conteúdo comercial. Ofertas de produtos são proibidas, assim como publicar endereço de sites que façam vendas online e banner publicitários.
A responsabilidade civil e penal sobre o conteúdo publicado é do autor do conteúdo enviado para o site da emissora.”