Começa nesta segunda feira a campanha de vacinação contra a gripe A.

Imagem Ilustrativa

Começa hoje a campanha de vacinação contra a gripe Influenza dos tipos A e B. Nesse primeiro momento, a vacina estará disponível para as pessoas do grupo de risco. Estima-se que 106 mil pessoas em Blumenau estejam nessa condição, e a meta é imunizar pelo menos noventa por cento desse público. A vacina vai estar disponível em todos os sete Ambulatórios Gerais (AGs) da cidade e em 55 unidades da Estratégia Saúde da Família (ESF).

 

Para solicitar a imunização, a pessoa precisa apenas comparecer à unidade de saúde com sua carteira de vacinação. A dose pode proteger contra três tipos de vírus (a Influenza A, nas variações H1N1 e H3N2, e Influenza B). O efeito de proteção da vacina ocorre aproximadamente duas semanas após a aplicação e o pico máximo de proteção acontece de quatro a seis semanas. A dose é contraindicada para pessoas com alergia severa a ovo. No ano passado foram registrados 17 casos de influenza na cidade, todos do tipo H3N2, com uma morte confirmada pelo vírus.

 

O dia D da campanha está marcado para o sábado dia 12 de maio, quando todos os postos, com e sem sala de vacinação, estarão abertos das 8h00 até as 17h00 para atender a população. Aos cidadãos que não estão no grupo prioritário e quiserem adquirir a vacina, é possível encontrá-la em Blumenau, no Sesi Clínica, no Hospital do Pulmão, na Pulmoclínica e nas Vacinas Santa Catarina.

GRUPOS PRIORITÁRIOS PARA IMUNIZAÇÃO:

– Pessoas com mais de sessenta anos;

– Crianças com idade entre seis meses e cinco anos;

– Gestantes;

– Puérperas (mulheres até 45 dias após o parto);

– Trabalhadores da área saúde;

– Professores da rede pública e privada;

– Indígenas;

– Pessoas privadas de liberdade (incluindo adolescentes acima de 12 anos cumprindo medidas socioeducativas);

– Profissionais do sistema prisional;

– Portadores de doenças que aumentam o risco de complicações em decorrência da influenza.

Compartilhe

PinIt
“O espaço para a participação dos ouvintes internautas no site da Rádio Nereu Ramos, tem como missão principal promover o debate dos assuntos de interesse da sociedade e que são abordados pelo jornalismo da emissora.
Comentários que contenham palavrões, ataques e ameaças pessoais ou que incentivem a violência, discriminação ou ódio contra uma pessoa ou grupo de pessoas devido à religião, raça, origem ou ideologia política, serão sumariamente excluídos.
Também não serão permitidas postagens com conteúdo comercial. Ofertas de produtos são proibidas, assim como publicar endereço de sites que façam vendas online e banner publicitários.
A responsabilidade civil e penal sobre o conteúdo publicado é do autor do conteúdo enviado para o site da emissora.”