Com três representantes na câmara, PT defende o aumento no número de vereadores

A discussão sobre o possível aumento do número de vereadores na Câmara de Blumenau saiu dos bastidores e tornou-se pública. Nesta semana, partidos com representantes no poder legislativo se posicionaram a respeito do assunto. O Partido dos Trabalhadores (PT), por exemplo, defende o aumento.

Segundo o presidente do diretório municipal de Blumenau, Éder Lima, o município não pode ter o mesmo número, ou menos legisladores do que cidades bem menores como Itajaí e Brusque. Além disso, diversos movimentos precisam ter mais representantes na Câmara.

O PSDB, que tem nesta legislatura dois vereadores, é contra o aumento segundo presidente do diretório municipal Raimundo Mette. Para ele, o quadro atual é totalmente suficiente e a representatividade das comunidades está preenchida com os 15 vereadores.

Conforme a legislação eleitoral, a quantidade de vereadores é determinada pelo número de habitantes do município. Com mínimo de 9 e máximo de 55 representantes, a lei permite que cidades com mais de 300 mil moradores, caso de Blumenau, possam ter até 23 vagas no legislativo.

Compartilhar
“O espaço para a participação dos ouvintes internautas no site da Rádio Nereu Ramos, tem como missão principal promover o debate dos assuntos de interesse da sociedade e que são abordados pelo jornalismo da emissora.
Comentários que contenham palavrões, ataques e ameaças pessoais ou que incentivem a violência, discriminação ou ódio contra uma pessoa ou grupo de pessoas devido à religião, raça, origem ou ideologia política, serão sumariamente excluídos.
Também não serão permitidas postagens com conteúdo comercial. Ofertas de produtos são proibidas, assim como publicar endereço de sites que façam vendas online e banner publicitários.
A responsabilidade civil e penal sobre o conteúdo publicado é do autor do conteúdo enviado para o site da emissora.”