Com chuva mal distribuída, municípios catarinenses continuam em alerta por estiagem

Foto: Divulgação / Prefeitura de Blumenau

O volume de chuva significativo no último mês melhorou a situação dos níveis dos rios na maioria das cidades afetadas pela estiagem no estado. Mas 72 municípios ainda estão com problemas, sendo três em estado crítico e 13 em alerta. Isso se deve devido a distribuição da chuva, que ainda não está homogênea em todas as cidades.

Conforme dados divulgados pelo boletim hidro meteorológico, entre 286 municípios monitorados, 214 estão em estado de normalidade. A situação reforça o período ainda delicado que o estado se encontra, tendo em vista a falta de chuva por longos períodos, sem precipitação desde 2019.

Para o trimestre, a previsão é de pouca chuva para normalizar o abastecimento urbano no curto prazo. No entanto, tendo em vista a condição hidrológica dos cursos d’água, é possível indicar a permanência da estiagem prolongada no estado, já que depende de uma distribuição e volume de chuvas com mais frequência, que é esperado apenas para o início da primavera.

Compartilhar
“O espaço para a participação dos ouvintes internautas no site da Rádio Nereu Ramos, tem como missão principal promover o debate dos assuntos de interesse da sociedade e que são abordados pelo jornalismo da emissora.
Comentários que contenham palavrões, ataques e ameaças pessoais ou que incentivem a violência, discriminação ou ódio contra uma pessoa ou grupo de pessoas devido à religião, raça, origem ou ideologia política, serão sumariamente excluídos.
Também não serão permitidas postagens com conteúdo comercial. Ofertas de produtos são proibidas, assim como publicar endereço de sites que façam vendas online e banner publicitários.
A responsabilidade civil e penal sobre o conteúdo publicado é do autor do conteúdo enviado para o site da emissora.”