Com a falta de kit rápido para diagnostico de Hepatite B, município oferece exames laboratoriais

O kit do teste que faz o diagnóstico de Hepatite B está em falta em Blumenau. Por conta disso, a  Secretaria de Saúde do Municipio está oferecendo aos blumenauenses o exame laboratorial.

A medida, mesmo que mais cara para o municipio, é uma forma de não deixar com que a população fique sem o diagnóstico. Para ter noção do maior prejuízo, além de ser mais demorado que os testes rapidos, os exames custam R$ 13 cada, pagos pela prefeitura, enquanto os kits eram oferecidos gratuitamente pelo Governo Federal.

O motivo da falta dos testes rápidos é um processo judicial que impediu o Ministério da Saúde de encaminhar os produtos para os municípios. Já faz três meses que eles não são entregues às cidades brasileiras. O processo suspendeu a licitação do governo federal iniciado em 2013, e até o momento, não há prazo para que haja alguma solução.

Um processo de compra emergencial já foi solicitado pelo Ministério da Saúde, mas também não tem prazo para ser aprovado. Uma forma de evitar a hepatite B é tomando a vacina que é disponibilizada nos postos de saúde de Blumenau. A imunização é feita em três doses.

Compartilhe

PinIt
“O espaço para a participação dos ouvintes internautas no site da Rádio Nereu Ramos, tem como missão principal promover o debate dos assuntos de interesse da sociedade e que são abordados pelo jornalismo da emissora.
Comentários que contenham palavrões, ataques e ameaças pessoais ou que incentivem a violência, discriminação ou ódio contra uma pessoa ou grupo de pessoas devido à religião, raça, origem ou ideologia política, serão sumariamente excluídos.
Também não serão permitidas postagens com conteúdo comercial. Ofertas de produtos são proibidas, assim como publicar endereço de sites que façam vendas online e banner publicitários.
A responsabilidade civil e penal sobre o conteúdo publicado é do autor do conteúdo enviado para o site da emissora.”