Cerca de 90 pessoas são testadas no primeiro dia de aplicação do inquérito epidemiológico em Blumenau

Foto: Divulgação / Prefeitura de Blumenau

Para ter uma visão mais ampliada da transmissão do coronavírus em Blumenau, a Secretaria de Proteção à Saúde começou a aplicar testes na população nesta segunda-feira, através dos sete ambulatórios gerais. No primeiro dia foram 88 pessoas que participaram do processo. Ao todo devem ser aplicados 1.300 testes até sexta-feira. Cada AG seleciona aleatoriamente os participantes, entre as pessoas que estão no local.

Segundo o secretário de Proteção à Saúde, Winnetou Krambeck, não adianta ir até o local e para participar, nem telefonar para as unidades para ser um voluntário.

Durante a apresentação do balanço da incidência do coronavírus na cidade ontem à noite, o secretário voltou a lembrar que a liberação dos estabelecimentos de Soccer depende do estado. Há uma expectativa por uma manifestação da secretaria de Estado da Saúde nesta semana. O mesmo vale para a liberação de parques e eventos.

Hoje o comércio em geral, centros comerciais e galerias, voltam a ter liberdade de horário de funcionamento. Bares e restaurantes podem funcionar até a meia noite.

Já os shoppings da cidade permanecem com horário de funcionamento entre 11h e 21h. Segundo a prefeitura, não é possível estender o atendimento por mais de 10h diárias, devido ao decreto estadual.

Ontem a Secretaria de Estado da Saúde anunciou a retomada de consultas e cirurgias eletivas de média e alta complexidade em todo o estado. Pela decisão, a oferta de procedimentos deve respeitar os termos de compromisso e plano operativo contratualizados.

As eletivas que necessitavam de cirurgia geral estavam suspensas desde o mês de junho. As unidades já poderão iniciar o chamamento dos pacientes de acordo com as autorizações da Central de Regulação.
Caso o paciente convocado apresente febre ou sintomas respiratórios, deverá ser suspenso o procedimento, devendo a Unidade Hospitalar realizar novo agendamento em até 30 dias.

Compartilhar
“O espaço para a participação dos ouvintes internautas no site da Rádio Nereu Ramos, tem como missão principal promover o debate dos assuntos de interesse da sociedade e que são abordados pelo jornalismo da emissora.
Comentários que contenham palavrões, ataques e ameaças pessoais ou que incentivem a violência, discriminação ou ódio contra uma pessoa ou grupo de pessoas devido à religião, raça, origem ou ideologia política, serão sumariamente excluídos.
Também não serão permitidas postagens com conteúdo comercial. Ofertas de produtos são proibidas, assim como publicar endereço de sites que façam vendas online e banner publicitários.
A responsabilidade civil e penal sobre o conteúdo publicado é do autor do conteúdo enviado para o site da emissora.”