Campanha de vacinação contra o sarampo será realizada em junho em todo o país

O Ministério da Saúde prepara uma campanha de vacinação contra o sarampo. A imunização deve começar em todo o país, no dia 10 de junho. Neste ano, o ministério já confirmou 83 casos de sarampo no país, sendo 43 deles somente no Pará. Foram registrados casos também em São Paulo, Amazonas, Santa Catarina, Minas Gerais, Rio de Janeiro, e um em Roraima. Alguns, importados de outros países.

O sarampo é uma doença infecciosa, viral e contagiosa, transmitida pela fala, tosse e espirro. Os sintomas da doença são febre alta tosse, coriza, conjuntivite e manchas avermelhadas na pele e brancas na mucosa bucal. A vacinação é a única maneira de prevenir a doença. A vacina que protege contra a doença é a tríplice viral, que também imuniza contra caxumba e rubéola. As complicações do sarampo podem deixar sequelas, como cegueira, surdez, retardo do crescimento, e até a morte.

Em 2016, o Brasil recebeu da OPAS – Organização Pan-Americana de Saúde, o certificado de eliminação da circulação do vírus do sarampo. Em março deste ano, no entanto, o Ministério da Saúde confirmou à entidade um caso de sarampo endêmico, ocorrido no Pará.

Por: Leandro Martins (Radioagência Nacional)

Compartilhe

PinIt
“O espaço para a participação dos ouvintes internautas no site da Rádio Nereu Ramos, tem como missão principal promover o debate dos assuntos de interesse da sociedade e que são abordados pelo jornalismo da emissora.
Comentários que contenham palavrões, ataques e ameaças pessoais ou que incentivem a violência, discriminação ou ódio contra uma pessoa ou grupo de pessoas devido à religião, raça, origem ou ideologia política, serão sumariamente excluídos.
Também não serão permitidas postagens com conteúdo comercial. Ofertas de produtos são proibidas, assim como publicar endereço de sites que façam vendas online e banner publicitários.
A responsabilidade civil e penal sobre o conteúdo publicado é do autor do conteúdo enviado para o site da emissora.”