Quando assumiu a presidência da Câmara de Blumenau, no fim do ano passado, o vereador Marcelo Lanzarin (MDB) se comprometeu a atuar na economia do Legislativo. Entre os seus planos estava o de extinguir todos os processos em papel que tramitam pela casa. Nesta semana a proposta ficou mais próxima de se tornar realidade. Na última quarta-feira, 20, foi publicado no Diário Oficial dos Municípios o edital de licitação para compra do software necessário para implantação dos processos digitais na casa. Esta é a primeira etapa para a extinção do uso de papéis no legislativo blumenauense.
De acordo com a publicação no Diário Oficial dos Municípios, a empresa que for contratada ainda deve incluir os serviços de suporte técnico, migração dos dados utilizados pela Câmara para o sistema legislativo e o treinamento de funcionários e parlamentares.
De acordo com Marcelo Lanzarin (MDB) a expectativa é economizar cerca de R$100 mil por ano com a digitalização de todos os processos. A intenção da mesa diretora é de que ainda no segundo semestre deste ano não exista mais papel tramitando na Câmara de Vereadores de Blumenau.
Governo Estadual está implantando projeto semelhante:
No inicio deste ano, o Governador Carlos Moisés da Silva (PSL) anunciou a extinção do papel em todos os processos do Estado, a expectativa de economia é de R$29 milhões por ano. A implantação já está em andamento e a intenção é de que já em abril não tenha mais papel tramitando no executivo estadual.
Ouça o que disse o Presidente da Câmara de Blumenau, Marcelo Lanzarin (MDB):