Lojistas oferecem descontos em Dia Livre de Imposto, em Blumenau

Foto: Divulgação

Nesta quinta-feira, 30, a CDL Jovem Blumenau promoverá o Dia Livre de Impostos (DLI), uma ação de conscientização sobre a alta carga tributária brasileira. A iniciativa contará com a participação de lojas dos shoppings Neumarkt e Norte Shopping, que comercializarão produtos sem o valor dos impostos, além também de ações de panfletagem para conscientização a respeito do tema.

O objetivo é materializar como os impostos são grande parte do preço dos produtos, deixando claro ao consumidor como a alta tributação afeta o poder de compra. Num ranking de 30 países, o Brasil é o 14º que mais arrecada imposto, mas está em última colocação como país que melhor retorna o dinheiro para a população.

O coordenador da CDL Jovem Blumenau, Jefferson Godoy, comenta que o DLI é uma maneira de informar à população sobre as tributações no país. “O DLI é uma ação importante para conscientização de todos sobre alta carga tributária que pagamos, o quanto realmente vale um produto e quanto é o imposto. Somente quando todos estivermos conscientes disso, poderemos reivindicar melhor a aplicação destes tributos”, afirma Godoy.

Criado em 2003 pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas Jovem, O DLI acontece, simultaneamente, em diversas cidades do Brasil, com organização das suas respectivas CDLs Jovem. O intuito não é a sonegação de impostos, pois nesse dia o empresário arca com os custos da taxação, para não ser repassado aos consumidores.

 

Como funcionará

Em Blumenau, lojas dos shoppings Neumarkt e Norte Shopping participarão do Dia da Livre de Impostos. Cada local terá as próprias regras para a realização, como quais e a quantidade de itens que serão vendidos sem impostos e a forma de pagamento. A ação será realizada no dia 30 de maio, durante o horário de funcionamento de cada estabelecimento ou até encerrar a quantidade de produtos destinada ao evento.

 

Ações de conscientização

Por ano, o brasileiro trabalha em média 153 dias, o equivalente a cinco meses, apenas para pagar os impostos aos quais é submetido. Para conscientizar as pessoas sobre a alta carga tributária e mostrar ao consumidor como a alta tributação afeta o poder de compra, nucleados à CDL Jovem realizarão ações de panfletagem dentro dos dois shoppings participantes da ação.

Compartilhe

PinIt
“O espaço para a participação dos ouvintes internautas no site da Rádio Nereu Ramos, tem como missão principal promover o debate dos assuntos de interesse da sociedade e que são abordados pelo jornalismo da emissora.
Comentários que contenham palavrões, ataques e ameaças pessoais ou que incentivem a violência, discriminação ou ódio contra uma pessoa ou grupo de pessoas devido à religião, raça, origem ou ideologia política, serão sumariamente excluídos.
Também não serão permitidas postagens com conteúdo comercial. Ofertas de produtos são proibidas, assim como publicar endereço de sites que façam vendas online e banner publicitários.
A responsabilidade civil e penal sobre o conteúdo publicado é do autor do conteúdo enviado para o site da emissora.”