Números que impressionam, preocupam e necessitam de reflexão. A semana que terminou neste sábado (25), acumulou 14 mortes e 1.907 casos de Covid-19 em Blumenau. Uma média de dois óbitos e 272 novos casos por dia.
Somente neste sábado (25), foram três óbitos. As vítimas foram dois homens (52 e 8 1 anos), e uma mulher (44 anos).
No mês de julho, até o dia 25, o município registrou 4.944 casos (média de 197 por dia), e 28 mortes (1,12 por dia). Desde o início da pandemia, Blumenau soma 7.402 casos e 39 mortes por Covid-19.
As últimas medidas restritivas anunciadas pela Prefeitura de Blumenau vencem nesta semana. O fechamento do comércio, restrições aos atendimentos em estabelecimentos que comercializam alimentos, por exemplo, podem ser prorrogados devido a estatística. Mas não é só isso que preocupa.
A ocupação de leitos de UTI está no limite. Medicamentos começam a ficar escassos e a equipe de profissionais precisa ser reforçada, mas há dificuldades para se contratar médicos e enfermeiros. O momento é delicado em relação ao contágio do coronavírus em Blumenau.
Pessoas do grupo de risco, como idosos e portadores de alguma comorbidade, devem evitar o contato social. O uso de máscara e a higienização frequente das mãos devem fazer parte da rotina do nosso do dia a dia.