Blumenau perderá quase R$15 milhões de repasse do ICMS em 2020

O Governo Estadual divulgou nesta semana o percentual do ICMS que será repassado às cidades catarinenses em 2020. Por lei o Estado deve repassar 25% de toda arrecadação com o ICMS aos municípios. Deste total, 15% são divididos igualmente entre as 295 cidades e os outros 85% distribuídos de acordo com o movimento econômico de cada município em 2017 e 2018.

Neste ano o índice de participação de Blumenau foi de 4,54%, uma redução de 0,26% na comparação com o ano passado. Apesar de parecer pouco, isso representa uma perda de quase R$15 milhões. Mesmo com a queda, Blumenau é a terceira cidade com maior arrecadação de ICMS, em Santa Catarina. O município fica atrás apenas de Joinville e Itajaí.

Durante entrevista ao Jornal da Nereu 2ª edição, o Gerente de movimentação econômica de Blumenau, Evandro Muller, explicou que um dos motivos para a queda na participação blumenauense é a saída de grandes empresas do setor industrial e comercial do município.

Ouça:

Compartilhar
“O espaço para a participação dos ouvintes internautas no site da Rádio Nereu Ramos, tem como missão principal promover o debate dos assuntos de interesse da sociedade e que são abordados pelo jornalismo da emissora.
Comentários que contenham palavrões, ataques e ameaças pessoais ou que incentivem a violência, discriminação ou ódio contra uma pessoa ou grupo de pessoas devido à religião, raça, origem ou ideologia política, serão sumariamente excluídos.
Também não serão permitidas postagens com conteúdo comercial. Ofertas de produtos são proibidas, assim como publicar endereço de sites que façam vendas online e banner publicitários.
A responsabilidade civil e penal sobre o conteúdo publicado é do autor do conteúdo enviado para o site da emissora.”