Blumenau lidera ranking estadual de casos de gripe A

Blumenau é a cidade que apresenta o maior número de casos confirmados de gripe pelo vírus influenza. Segundo dados divulgados pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica do estado, a cidade tem sete casos confirmados e uma morte. O levantamento compreende o período de 30 de dezembro a 10 de maio.

Ao todo, foram notificados 345 casos suspeitos em Santa Catarina sendo 32 confirmados. Idosos e portadores de doenças crônicas são maioria entre os casos confirmados. Além de Blumenau, Jaraguá do Sul e Tubarão também tiveram um óbito confirmado.

 

Vacinação contra Influenza segue abaixo da expectativa, em Blumenau

No primeiro mês da Campanha Nacional de Imunização contra a Influenza mais de 55 mil doses da vacina foram aplicadas em Blumenau, o número representa 49,7% da estabelecida pelo Ministério da Saúde, que é de aproximadamente 111 mil pessoas.

Na avaliação do secretário de Promoção da saúde, Winnetou Krambeck, o número ainda está abaixo da expectativa e da necessidade do município para que a população fique protegida “Estamos programando ações para tentar aumentar a adesão das pessoas, mas é importante que a população prioritária vá até as unidades e busque fazer a vacina”, enfatizou. No último sábado, 11, os ambulatórios das regiões Garcia e Velha funcionaram com as salas de vacina atendendo pela manhã, e apenas 166 pessoas procuraram o serviço.

A campanha segue até dia 31 de maios, nas 47 salas de vacinação da cidade.

 

Idosos são os que mais buscaram a vacina

Dos públicos-alvos contemplados, os idosos são o grupo que mais buscou a proteção, 79,8%, do total. Abaixo deles estão os grupos das puérperas (mulheres que tiveram parto há até 45 dias) que já atingiu 57,6% da meta, e das crianças maiores de seis meses e menores de seis anos, que já atingiu 56,4% do total.

Professores já apresentam 51,9% do grupo vacinados. Das gestantes, 49,4% já estão protegidas. Já entre os trabalhadores da saúde, apenas 27,2% do total buscaram a vacina. Pessoas portadoras de doenças crônicas e outras comorbidades somam mais de 11 mil doses aplicadas.

Compartilhe

PinIt
“O espaço para a participação dos ouvintes internautas no site da Rádio Nereu Ramos, tem como missão principal promover o debate dos assuntos de interesse da sociedade e que são abordados pelo jornalismo da emissora.
Comentários que contenham palavrões, ataques e ameaças pessoais ou que incentivem a violência, discriminação ou ódio contra uma pessoa ou grupo de pessoas devido à religião, raça, origem ou ideologia política, serão sumariamente excluídos.
Também não serão permitidas postagens com conteúdo comercial. Ofertas de produtos são proibidas, assim como publicar endereço de sites que façam vendas online e banner publicitários.
A responsabilidade civil e penal sobre o conteúdo publicado é do autor do conteúdo enviado para o site da emissora.”