Blumenau é a cidade que apresenta o maior número de casos confirmados de gripe pelo vírus influenza. Segundo dados divulgados pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica do estado, a cidade tem sete casos confirmados e uma morte. O levantamento compreende o período de 30 de dezembro a 10 de maio.
Ao todo, foram notificados 345 casos suspeitos em Santa Catarina sendo 32 confirmados. Idosos e portadores de doenças crônicas são maioria entre os casos confirmados. Além de Blumenau, Jaraguá do Sul e Tubarão também tiveram um óbito confirmado.
Vacinação contra Influenza segue abaixo da expectativa, em Blumenau
No primeiro mês da Campanha Nacional de Imunização contra a Influenza mais de 55 mil doses da vacina foram aplicadas em Blumenau, o número representa 49,7% da estabelecida pelo Ministério da Saúde, que é de aproximadamente 111 mil pessoas.
Na avaliação do secretário de Promoção da saúde, Winnetou Krambeck, o número ainda está abaixo da expectativa e da necessidade do município para que a população fique protegida “Estamos programando ações para tentar aumentar a adesão das pessoas, mas é importante que a população prioritária vá até as unidades e busque fazer a vacina”, enfatizou. No último sábado, 11, os ambulatórios das regiões Garcia e Velha funcionaram com as salas de vacina atendendo pela manhã, e apenas 166 pessoas procuraram o serviço.
A campanha segue até dia 31 de maios, nas 47 salas de vacinação da cidade.
Idosos são os que mais buscaram a vacina
Dos públicos-alvos contemplados, os idosos são o grupo que mais buscou a proteção, 79,8%, do total. Abaixo deles estão os grupos das puérperas (mulheres que tiveram parto há até 45 dias) que já atingiu 57,6% da meta, e das crianças maiores de seis meses e menores de seis anos, que já atingiu 56,4% do total.
Professores já apresentam 51,9% do grupo vacinados. Das gestantes, 49,4% já estão protegidas. Já entre os trabalhadores da saúde, apenas 27,2% do total buscaram a vacina. Pessoas portadoras de doenças crônicas e outras comorbidades somam mais de 11 mil doses aplicadas.