Blumenau ignora portaria do Estado e mantem abertura de Soccer para segunda-feira

Foto: Ilustrativa/Internet

A Secretaria de Estado da Saúde publicou portaria nesta sexta-feira (21), determinando a continuidade da suspensão de atividades esportivas coletivas de caráter amador recreativo para conter a disseminação da Covid-19. A medida vale principalmente para coibir a abertura de quadras e campos de futebol society.

A portaria 626 leva em consideração os decretos anteriores e que norteiam as ações de enfrentamento à pandemia e, principalmente, os dados apontados pela Matriz de Avaliação de Risco e que apontou a falta de distanciamento social como um dos principais fatores para a disseminação da doença e aumento do número de infectados.

Mesmo com essa determinação, a Prefeitura de Blumenau informou neste sábado, através de sua assessoria, que mantem a abertura de Soccer no município para esta segunda-feira (24).

A superintendente de Vigilância em Saúde do estado, Raquel Ribeiro Bittencourt, disse que “não é o momento de se liberar uma atividade em que há contato direto entre as pessoas, por mais que compreendemos as necessidades do setor. O que foi autorizado a retornar até aqui foi o futebol profissional, com uma série de regramentos”.

Na quinta-feira (20), a Prefeitura de Blumenau divulgou portaria que regulamenta as atividades coletivas de esporte na cidade em áreas privadas, voltada principalmente para os estabelecimentos de Soccer. Os locais terão de realizar higienização e disponibilizar álcool em gel. Todos que estiverem no ambiente, incluindo os praticantes de futebol, deverão obrigatoriamente usar masca.

Além disso, os locais não vão poder receber pessoas acima de 60 anos; não poderá haver concentração de público nos estabelecimentos, somente os praticantes das atividades; é proibido o consumo de alimentos e bebidas nos locais e a permanência dos praticantes após as atividades.

Também não é permitido o uso de bebedouros, churrasqueiras, guarda-volumes, vestuário para banho e troca de vestimentas e compartilhamento de uniformes e coletes.

Cada grupo ou patota poderá permanecer por no máximo 1h no local. Deve haver um intervalo de 15min entre a saída de um grupo e entrada de outro. Nas atividades que envolvem crianças até 12 anos, deve ser respeitado o limite de quatro praticantes simultaneamente.

 

Compartilhar
“O espaço para a participação dos ouvintes internautas no site da Rádio Nereu Ramos, tem como missão principal promover o debate dos assuntos de interesse da sociedade e que são abordados pelo jornalismo da emissora.
Comentários que contenham palavrões, ataques e ameaças pessoais ou que incentivem a violência, discriminação ou ódio contra uma pessoa ou grupo de pessoas devido à religião, raça, origem ou ideologia política, serão sumariamente excluídos.
Também não serão permitidas postagens com conteúdo comercial. Ofertas de produtos são proibidas, assim como publicar endereço de sites que façam vendas online e banner publicitários.
A responsabilidade civil e penal sobre o conteúdo publicado é do autor do conteúdo enviado para o site da emissora.”