Blumenau é a 9ª cidade mais inteligente e conectada do país, diz estudo

Foto: Michele Lamin / PMB

Um levantamento divulgado nesta terça-feira, 17, classificou Blumenau como a 9ª cidade mais inteligente e conectada do país. O estudo foi desenvolvido pelas empresas Urban Systems e Sator. Foram mapeadas todas as 666 cidades com mais de 50 mil habitantes do país. A pesquisa tem o objetivo de definir as cidades com maior potencial de desenvolvimento do Brasil.

O Ranking considerou dados de Blumenau, como: índices de coleta e tratamento de esgoto; recuperação de materiais recicláveis; valor gasto com saúde e educação para cada habitante; taxa de evasão escolar; pontos de acesso a internet para cada 100 habitantes e a velocidade das conexões.

Também foram levados em conta o índice de empregos e crescimento de empresas de tecnologia, economia criativa e MEIs. Assim como o desenvolvimento municipal, transparência e a independência do setor público.

 

Destaques do Ranking Connected Smart Cities 2019

O Ranking Connected Smart Cities é composto por indicadores de 11 eixos: mobilidade, urbanismo, meio ambiente, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo, governança e energia.

A Região Sudeste concentra as cidades mais inteligentes e conectadas, sendo seis municípios entre os 10 mais bem colocados. Três municípios são da Região Sul e um do Centro-Oeste, sendo que as regiões Norte e Nordeste não têm representante entre os 10 melhores.

 

Confira as dez primeiras cidades do ranking:

1º – Campinas (SP)
2º – São Paulo (SP)
3º – Curitiba (PR)
4º – Brasília (DF)
5º – São Caetano (SP)
6º – Santos (SP)
7º – Florianópolis (SC)
8º – Vitória (ES)
9º – Blumenau (SC)
10º – Jundiaí (SP)

Compartilhe

PinIt
“O espaço para a participação dos ouvintes internautas no site da Rádio Nereu Ramos, tem como missão principal promover o debate dos assuntos de interesse da sociedade e que são abordados pelo jornalismo da emissora.
Comentários que contenham palavrões, ataques e ameaças pessoais ou que incentivem a violência, discriminação ou ódio contra uma pessoa ou grupo de pessoas devido à religião, raça, origem ou ideologia política, serão sumariamente excluídos.
Também não serão permitidas postagens com conteúdo comercial. Ofertas de produtos são proibidas, assim como publicar endereço de sites que façam vendas online e banner publicitários.
A responsabilidade civil e penal sobre o conteúdo publicado é do autor do conteúdo enviado para o site da emissora.”