A Prefeitura de Blumenau descartou a distribuição em massa do medicamento Ivermectina, o que já acontece em Itajaí, como forma de prevenção ao coronavírus. Durante transmissão nesta segunda-feira, 13, o secretário Municipal de Saúde, Winnetou Krambeck, alertou para a falta de comprovação científica na eficácia do remédio.
Apesar da decisão da administração municipal, Krambeck garantiu que médicos da cidade estão livres para receitarem a Ivermectina, caso entendam que exista necessidade. O mesmo, segundo o secretário, vale para a cloroquina e outros medicamentos que possam auxiliar no tratamento da Covid-19.
Ainda durante a transmissão Winnetou Krambeck estimulou médicos e especialistas da região a iniciarem pesquisas sobre a eficácia da Ivermectina, já que há relatos de pessoas que utilizaram o medicamento durante o tratamento contra o coronavírus.
A Ivermectina é um vermífugo, usado no tratamento de infestações por parasitas, como piolho e sarna. Já a Cloroquina é usada no combate de doenças como lúpus e artrite reumatoide, mas pode ter efeitos colaterais como alterações cardiovasculares.
Ouça: