A Prefeitura de Blumenau confirmou na manhã desta sexta-feira, 20, os dois primeiros casos de coronavírus na cidade. Os resultados ainda aguardam contraprova do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-SC). Um dos pacientes é um idoso de 72 anos. O outro é uma jovem de 29 anos.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, os dois passaram pela Unidade de Terapia Intensiva (UTI), um deles ainda deve permanecer recebendo tratamento, enquanto o outro deve receber alta do hospital em breve. Nenhum deles precisou de auxílio do respirador.
Os dois pacientes não tinham ligação e não estavam entre os casos monitorados. O Secretario Municipal de Saúde, Winnetou Krambeck, disse que a partir de agora a restrição será maior e que a população precisa aderir ao isolamento social.
Durante a coletiva o Prefeito Mário Hildebrandt anunciou algumas ações para o enfrentamento da doença. Quatro carros de som vão circular pela cidade para recomendar o isolamento social. Além disso, serão realizadas barreiras de orientação para os carros que chegam à cidade. Hildebrandt lembrou que a cidade tem 57 entradas e saídas, o que inviabiliza um possível bloqueio.