A situação dos bananicultores de Luís Alves é preocupante. Os produtores estão trabalhando no vermelho. O preço da Banana Caturra, conhecida também como Banana Nanica, está até 40% abaixo do praticado antes da crise econômica. A caixa com 22 kg do produto é vendida hoje a R$ 6,00 pelo produtor. Ou seja, R$ 0,27 por quilo da banana, valor que não cobre nem o custo da produção.
O momento difícil enfrentado pelos produtores de banana vai provocar queda na arrecadação de Luís Alves. Hoje são 420 bananicultores e cerca de duas mil famílias que vivem do cultivo da banana. A área de produção do município atinge 4.100 hectares. O fruto gera a maior receita da agricultura do município. E o agronegócio é responsável por 14% das riquezas da cidade. O secretário de Agricultura, José Luis Pering, acredita que o problema é causado pelo momento econômico pelo qual atravessa o país.
Em 2014, a produção de banana de Luís Alves atingiu uma marca impressionante. Foram comercializadas 5,7 milhões de caixas. Já este ano por conta da crise, o movimento nas vendas despencou cerca de 35%, de acordo com dados da Secretaria de Agricultura.