O Samae deve concluir ainda nesta semana a análise de recursos apresentados por empresas que participam da licitação da coleta de lixo em Blumenau. Onze empresas demonstraram interesse em participar do processo, que irá conceder ao vencedor do processo o direito de explorar o serviço da coleta de lixo comum e reciclável na cidade. Na análise de documentação, seis empresas foram desclassificadas. Elas questionaram a decisão e até a próxima sexta-feira (25), a comissão de licitação deve concluir a análise dos recursos apresentados.
A direção do Samae, ao vencer essa etapa espera abrir já na próxima semana os envelopes com as propostas financeiras das empresas habilitadas para a concorrência. Vencerá o edital a empresa que oferecer o menor preço global para executar os dois serviços. Segundo o presidente do Samae, Alexandro Fernandes, a mudança não vai provocar reajuste no valor da tarifa do lixo.
O gestor público ressaltou também que a o Samae conseguirá resolver um problema de longa data: a falta de regularidade na coleta do lixo reciclado. Ele garante que haverá frequência, pontualidade e cobertura ampliada. Atualmente 300 toneladas de lixo por mês, em média, são coletadas em Blumenau. Com o novo prestador de serviço a meta é dobrar o volume de reciclado coletado.