Após polêmica, prefeitura e estado assumirão operacionalidade do Ceops

Foto: Divulgação / Prefeitura de Blumenau

Uma reunião entre a Prefeitura de Blumenau, Defesa Civil do Estado e Furb tratou do serviço oferecido pelo Centro de Operações do Sistema de Alerta da Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí-Açu (Ceops), de medição e acompanhamento do nível do rio para a Região do Vale.

O Ceops é um sistema da Furb que existe desde meados da década de 1980 e tem papel importante para Blumenau no monitoramento hidrológico da bacia do rio Itajaí-Açú, bem como na previsão de elevação do nível do rio durante eventos de chuva intensa. No ano de 2014, Prefeitura criou o sistema de monitoramento e alerta de eventos extremos de Blumenau, o AlertaBlu, um órgão local para previsão e monitoramento meteorológico e climatológico.

Na reunião de hoje ficou acordado que a Prefeitura e o Governo do Estado assumirão gradativamente, após transição e repasse de todas as informações do sistema, a operação do Ceops. “O objetivo sempre foi seguir dando condições de operação ao Ceops, justamente por sabermos e entendermos a importância técnica e histórica que ele e a Furb tem para Blumenau e a Região do Vale. A partir de agora a Prefeitura de Blumenau e o Governo do Estado, através das Secretarias de Defesa Civil, trabalharão para a unificação do sistema, junto com o AlertaBlu, que seguirá então sob responsabilidade operacional do Município. Nossa Defesa Civil é referência e tenho certeza que a unificação dos sistemas só tornará o trabalho de prevenção às cheias ainda melhor”, destaca o Prefeito Mário.

Com a reunião, ficou estabelecido que a Defesa Civil do Município ficará responsável, junto com todos os Professores da Furb que estão envolvidos, por centralizar as informações do Ceops com o AlertaBlu e repassar as informações à Defesa Civil Estadual. O prazo para a concretização da operação não ficou definido, mas todas as partes entendem a importância da questão e estão dispostas a concluir essa unificação dos sistemas o mais breve possível.

Compartilhar
“O espaço para a participação dos ouvintes internautas no site da Rádio Nereu Ramos, tem como missão principal promover o debate dos assuntos de interesse da sociedade e que são abordados pelo jornalismo da emissora.
Comentários que contenham palavrões, ataques e ameaças pessoais ou que incentivem a violência, discriminação ou ódio contra uma pessoa ou grupo de pessoas devido à religião, raça, origem ou ideologia política, serão sumariamente excluídos.
Também não serão permitidas postagens com conteúdo comercial. Ofertas de produtos são proibidas, assim como publicar endereço de sites que façam vendas online e banner publicitários.
A responsabilidade civil e penal sobre o conteúdo publicado é do autor do conteúdo enviado para o site da emissora.”