O Metropolitano terminou o primeiro turno do Campeonato Catarinense 2017 na oitava colocação e apenas a um ponto de diferença do Joinville, nono colocado e primeiro na zona de rebaixamento. Com a derrota por três a dois para o Figueirense neste domingo, no Sesi, o time blumenauense chegou a cinco derrotas no estadual, o mesmo número do lanterna Almirante Barroso.
Os resultados ruins e lesões durante o campeonato foram motivos de diversas mudanças e escalações diferentes durante o primeiro turno. Nesse último jogo, pelo quatro jogadores foram novidades no time titular. O goleiro Régis, o zagueiro Maurício, o volante William e o jovem atacante Alemão. Mesmo com as alterações o time não conseguiu mostrar resultado e chegou a ficar atrás no placar por três a zero.
Para o returno, o Metropolitano terá o reforço do atacante Mariano Trípodi, que se lesionou durante a pré-temporada, passou por cirurgia, mas retornou aos treinos na última semana. Ainda sem ritmo de jogo, o atleta deve entrar aos poucos na equipe.