Aplicativo de emergência para surdos é lançado pelo Corpo de Bombeiros Militar de SC

Foto: Mauricio Vieira/Secom

O Corpo de Bombeiros de Santa Catarina lançou um aplicativo inédito para atendimento de surdos. É a primeira corporação do país a desenvolver um projeto neste sentido. O lançamento foi nesta quinta-feira (26), durante as comemorações dos 93 anos do Corpo de Bombeiros em Santa Catarina.

O aplicativo SOS Surdo apresenta as ocorrências em textos e vídeos em Libras, a Língua Brasileira de Sinais, e permite aos surdos acionarem as equipes de plantão. Como foi criada em software livre, com código aberto, é possível ser usada por outras corporações.

O aplicativo foi elaborado pela Divisão de Tecnologia da Informação do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. O processo de desenvolvimento começou em 2016. O aplicativo gratuito é de uso exclusivo dos surdos, que devem preencher um pequeno cadastro ao abrir a ferramenta pela primeira vez com informações pessoais e endereço.

O aplicativo também possui reconhecimento da localização do usuário. O SOS Surdo está disponível para download nos sistemas Android e iOS.

Compartilhe

PinIt
“O espaço para a participação dos ouvintes internautas no site da Rádio Nereu Ramos, tem como missão principal promover o debate dos assuntos de interesse da sociedade e que são abordados pelo jornalismo da emissora.
Comentários que contenham palavrões, ataques e ameaças pessoais ou que incentivem a violência, discriminação ou ódio contra uma pessoa ou grupo de pessoas devido à religião, raça, origem ou ideologia política, serão sumariamente excluídos.
Também não serão permitidas postagens com conteúdo comercial. Ofertas de produtos são proibidas, assim como publicar endereço de sites que façam vendas online e banner publicitários.
A responsabilidade civil e penal sobre o conteúdo publicado é do autor do conteúdo enviado para o site da emissora.”