Alunos desenvolvem projeto de energias renováveis em escola de Blumenau

Aprender, na prática, como tornar o mundo mais sustentável. É isso que estão fazendo os 450 alunos da Escola Básica Municipal Lauro Müller, de Blumenau. Por meio de uma parceria com o Núcleo de Energias Renováveis da Acib, Associação Empresarial de Blumenau, os estudantes estão construindo um sistema de coleta de água da chuva, painéis de energia solar com material reciclável e um projeto de utilização de biomassa como adubo para a horta.  No dia 1 de setembro haverá uma solenidade de apresentação e entrega dos projetos, às 10h, na quadra de esportes da escola, que fica na Rua Heinrich Hemmer, no Bairro Badenfurt.

A ideia da parceria começou a ser desenhada em maio deste ano. A intenção é estender as ações a toda a rede municipal de ensino. O projeto é transdisciplinar e envolve todas as séries, do pré ao 9o ano. A captação da água da chuva será usada para rega da horta e também para limpeza da escola. Os paineis de energia solar foram construídos com caixas de leite e garrafas pet.

Além do Núcleo de Energias Renováveis da Acib, a escola também conta com apoio da Hemmer Alimentos, que está situada nas proximidades. A empresa já cedeu uma caixa d’água para o sistema de captação de água, apoio técnico e mudas para a horta.

Ao final do projeto também será produzida uma cartilha destinada aos pais dos alunos ensinando o passo a passo para que possam construir um sistema de captação de água da chuva nas suas próprias residências.

Compartilhe

PinIt
“O espaço para a participação dos ouvintes internautas no site da Rádio Nereu Ramos, tem como missão principal promover o debate dos assuntos de interesse da sociedade e que são abordados pelo jornalismo da emissora.
Comentários que contenham palavrões, ataques e ameaças pessoais ou que incentivem a violência, discriminação ou ódio contra uma pessoa ou grupo de pessoas devido à religião, raça, origem ou ideologia política, serão sumariamente excluídos.
Também não serão permitidas postagens com conteúdo comercial. Ofertas de produtos são proibidas, assim como publicar endereço de sites que façam vendas online e banner publicitários.
A responsabilidade civil e penal sobre o conteúdo publicado é do autor do conteúdo enviado para o site da emissora.”