Alta do dólar motiva falta de remédio na saúde pública

A desvalorização do real e as dificuldades do Estado e do Governo Federal são os motivos da falta de medicamentos nas unidades de saúde de Blumenau. Segundo a secretária de Saúde, Maria Regina Soar, a alta do dólar encareceu a fabricação dos medicamentos e as distribuidoras não estão realizando a entrega. Isso porque o custo do remédio aumentou, mas o preço acertado com os governos foi outro.

A farmácia de alto custo é abastecida pela Secretaria de Estado e pelo Ministério da Saúde. Já a farmácia básica é abastecida pelo município. Não há uma previsão para a normalização, mas segundo a secretária, alguns medicamentos da farmácia básica chegaram na última semana e já estão sendo distribuídos.

Quanto a falta de médicos, a secretária informa que a solução já está encaminhada. São 10 vagas em aberto que serão ocupadas através de chamada de aprovados em concurso público. Maria Regina afirmou que o processo de substituição está mais lento neste ano devido a uma determinação judicial que proíbe a contratação temporária de profissionais.

Nesta quarta-feira foi autorizada a chamada do processo seletivo. As contratações começam ainda nesta semana e a previsão é que até o final da semana que vem todas as unidades de saúde estarão com o atendimento normalizado.

Compartilhe

PinIt
“O espaço para a participação dos ouvintes internautas no site da Rádio Nereu Ramos, tem como missão principal promover o debate dos assuntos de interesse da sociedade e que são abordados pelo jornalismo da emissora.
Comentários que contenham palavrões, ataques e ameaças pessoais ou que incentivem a violência, discriminação ou ódio contra uma pessoa ou grupo de pessoas devido à religião, raça, origem ou ideologia política, serão sumariamente excluídos.
Também não serão permitidas postagens com conteúdo comercial. Ofertas de produtos são proibidas, assim como publicar endereço de sites que façam vendas online e banner publicitários.
A responsabilidade civil e penal sobre o conteúdo publicado é do autor do conteúdo enviado para o site da emissora.”