A desvalorização do real e as dificuldades do Estado e do Governo Federal são os motivos da falta de medicamentos nas unidades de saúde de Blumenau. Segundo a secretária de Saúde, Maria Regina Soar, a alta do dólar encareceu a fabricação dos medicamentos e as distribuidoras não estão realizando a entrega. Isso porque o custo do remédio aumentou, mas o preço acertado com os governos foi outro.
A farmácia de alto custo é abastecida pela Secretaria de Estado e pelo Ministério da Saúde. Já a farmácia básica é abastecida pelo município. Não há uma previsão para a normalização, mas segundo a secretária, alguns medicamentos da farmácia básica chegaram na última semana e já estão sendo distribuídos.
Quanto a falta de médicos, a secretária informa que a solução já está encaminhada. São 10 vagas em aberto que serão ocupadas através de chamada de aprovados em concurso público. Maria Regina afirmou que o processo de substituição está mais lento neste ano devido a uma determinação judicial que proíbe a contratação temporária de profissionais.
Nesta quarta-feira foi autorizada a chamada do processo seletivo. As contratações começam ainda nesta semana e a previsão é que até o final da semana que vem todas as unidades de saúde estarão com o atendimento normalizado.